Quantas vezes no dia você para para agradecer? Em meio à correria da vida, a gratidão parece algo simples, mas muitas vezes esquecemos o impacto transformador que ela pode ter. Como seria esse impacto?
Um exemplo no dia a dia.
Estava um dia desse numa missão e precisava contribuir com uma necessidade específica e dependia de gastar algum dinheiro e meu saldo não era animador.
Pensei: é algo que precisa ser feito, então vou concentrar no agora, agradecer o que está disponível e o Universo (Deus) saberá “como” fazer. E assim foi.
No outro dia notei um saldo diferente, fui conferir e entrou um valor inesperado. Supriu a necessidade. Não tem como explicar, só confiando.
A gratidão pode mudar as possibilidades.
Já teve um dia tão difícil que parecia impossível encontrar algo positivo? E se eu te dissesse que há uma prática simples, apoiada pela ciência, que pode transformar até os piores momentos? Vamos entender o que os especialista dizem.
Como a neurociência explica de forma simples?
Falando de forma simples vários estudos publicados por psicólogos e neurocientistas, como o “Psychological Science” mostram que praticar gratidão pode reduzir significativamente os níveis de estresse, incluindo uma redução dos sintomas de ansiedade e depressão, além de aumentar a felicidade.
Isso acontece porque, quando reconhecemos as coisas boas, nosso cérebro libera substâncias como dopamina e serotonina, promovendo bem-estar.
Dopamina e serotonina são neurotransmissores, com diversas funções no organismo.
Segundo a psiquiatra Cláudia Chaves, “a falta de serotonina no cérebro está entre os fatores associados aos sintomas de ansiedade e depressão. Ela não só regula o humor, sua função mais conhecida e estudada, como também influencia diretamente ou indiretamente o ciclo do sono, o apetite, o desejo sexual e a memória”.
A dopamina, por sua vez, é produzida em áreas específicas do cérebro. “Ela está presente na região que controla as emoções, como o sistema de recompensa cerebral (que nos proporciona bem-estar ao realizarmos algo prazeroso), e em áreas responsáveis pelos movimentos musculares, memória e aprendizado, além de impactar, de certa forma, o humor”, explica a especialista.
Do modo descrito, o caminho então é aumentar os níveis desses neurotransmissores. E como isso pode ser feito?
Para aumentar a serotonina:
- Exposição ao sol: Passe ao menos 15 minutos por dia ao ar livre. A luz solar estimula a produção de serotonina.
- Alimentação balanceada: Consuma alimentos ricos em triptofano, como ovos, nozes, peixes, leite, queijo, grãos integrais, banana e chocolate amargo.
- Atividade física: Exercícios aeróbicos como caminhadas, corridas ou dança podem melhorar o humor ao elevar a serotonina.
- Prática de meditação: Técnicas de relaxamento e mindfulness ajudam a reduzir o estresse e aumentar os níveis de serotonina.
- Conexões sociais: Estar próximo de amigos e familiares pode estimular emoções positivas e elevar naturalmente a serotonina.
Para aumentar a dopamina:
- Alimentos ricos em tirosina: Inclua alimentos como carne magra, peixes, ovos, laticínios, abacate, feijão e sementes.
- Estabeleça metas pequenas: Cumprir tarefas ou metas, mesmo que simples, ativa o sistema de recompensa cerebral e eleva a dopamina.
- Pratique exercícios físicos: Atividades como musculação ou esportes ajudam a liberar dopamina.
- Ouça música: Ouvir músicas que você gosta estimula a produção desse neurotransmissor.
- Durma bem: Ter um sono de qualidade é essencial para manter os níveis de dopamina equilibrados.
- Evite excesso de estímulos: O uso abusivo de redes sociais ou vícios pode causar um “esgotamento” da dopamina.
Como praticar a gratidão no dia a dia
- Crie um diário da gratidão: Anote três coisas boas todos os dias.
- Pratique a gratidão ativa: Agradeça às pessoas ao seu redor por pequenas e grandes coisas.
- Reflita no fim do dia: Pense em um momento positivo que aconteceu e saboreie essa memória.
A gratidão é uma prática poderosa, mas simples, que pode transformar não apenas o modo como vemos a vida, mas também a maneira como enfrentamos os desafios.
Que tal começar agora? Feche os olhos e pense em três coisas pelas quais é grato neste momento.”